História

Dados da Localização

O Município de Teixeiras localiza-se na Zona da Mata de Minas Gerais e integra Geograficamente, à microrregião de Viçosa. O seu território corresponde a uma área de 167 Km².

A sede municipal, cuja altitude é de 648 metros do nível do mar, tem como coordenadas geográficas o paralelo de 20º39’03” de latitude sul e o meridiano de 42º51’25” de longitude W. Gr.

 

Primeiros Habitantes

Índios aimorés e puris. Os aimorés eram conhecidos como botocudos, apelido dado pelo motivo de usarem o botoque, grande círculo, em geral de madeira ou osso, introduzido em furos artificiais feitos nos lóbulos da orelha, narinas e beiço inferior.

 

Origem

A memória da humanidade é conservada nos arquivos da história. As origens da sociedade, a evolução dos povos antigos, o auge e decadência das civilizações, os feitos de personagens ilustres, os antecedentes de acontecimentos e situações contemporâneas e a trajetória do homem ao longo do tempo são temas históricos que constituem uma parte fundamental da cultura individual e coletiva.

Cada lugar tem sua própria história, mesmo que não seja contada em livros, ela existe na memória dos moradores mais antigos.

Corria o ano de 1840 quando, na intenção de procurar terras menos exploradas, aqui veio residir Antônio Serafim Teixeira, natural de Sapé de Ubá e casou-se com Maria Rosa de Jesus tendo vários filhos.

Já estabelecido no local, construiu uma pequena casa, onde hoje se encontra a casa de propriedade do Sr. João Floresta Filho, para residir um carpinteiro, seu amigo de nome Arrebite.

Nessa época outras pessoas com o mesmo espírito aventureiro de seu fundador, aqui, vieram se estabelecer.

Animado pelo espírito religioso muito próprio dos antigos, Teixeira mandou Arrebite construir uma pequena capela cuja construção era tosca, cercada de paus rústicos, coberta de palha, que assim se conservou até mais ou menos 1864.

Antônio Serafim, antes da inauguração da capelinha, se transferiu para um lugar denominado Guandú, no Espírito Santo, para fugir dos rigores da justiça, pois, segundo consta, ele praticara um crime.

Na fuga, deixou aqui o seu filho, Alexandre Magno da Silveira, que, com a retirada do pai, tornou-se proprietário das terras que circundavam o arraial.

O povoado que se havia desenvolvido um pouco possuía, além da pequena capela, umas 20 casinhas mal dispostas.

Tratando-se de um povoado sem nome, os vizinhos deram-lhe o nome de Santo Antônio dos Teixeiras. Nome esse que prevaleceu até 1938.

Alexandre, além de agricultor, era tropeiro e assim empreendeu várias viagens à cidade de Cantagalo (divisa de Minas com o Rio de Janeiro) ponto visado por todos os habitantes do interior de Minas, onde comerciavam seus produtos agrícolas.

 

Distrito de Teixeiras

O crescimento do povoado em torno da capela desenvolveu-se lentamente até o final do século XIX, quando foi alcançado pelos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina. A presença da ferrovia, permitindo o escoamento mais fácil de sua produção agrícola, deu grande impulso ao município, acelerando o seu crescimento.

A 18 de outubro de 1883, a Lei nº.: 3.171 elevou Santo Antônio dos Teixeiras à categoria de Distrito, integrando-se ao município de Viçosa.

 

Município de Teixeiras

Teixeiras, então, Distrito de Viçosa, permaneceu nessa condição até 17 de dezembro de 1938, quando o Decreto Lei n.º.: 148 criou o Município com o nome atual e deu à vila foros de cidade.

Na data de sua criação, o município compreendia, além da sede, o distrito de Pedra do Anta, que posteriormente, em 1962, adquiriu autonomia municipal. Atualmente, é formado apenas pelo distrito da sede e, do ponto de vista judiciário, é Comarca de 1ª Instância.

 

Aspectos Físicos

Clima
O clima da região é temperado caracterizado por verões quentes e úmidos. O período seco dura cerca de três meses, coincidindo com os meses mais frios do ano (junho, julho e agosto). A temperatura média anual é de 20ºC.
A média do mês mais frio é inferior a 18ºC; e a do mês mais quente é superior a 22ºC.

Topografia
Com relação ao relevo dos solos, predominam as colinas convexas, interligadas.

Tipo: Latossolo vermelho amarelo com áreas de pastagens pouco férteis.

A maioria dos solos apresenta problemas de acidez, necessitando de correção para garantir melhores rendimentos.

As meias-encostas e partes semiplanas são viáveis de mecanização; seu aproveitamento vinha sendo feito de maneira rudimentar, com utilização de tração animal. Hoje, o uso de tratores vem crescendo com o apoio da Prefeitura Municipal, que adquiriu um trator agrícola para beneficiar os pequenos produtores.

A rede de drenagem é relativamente densa.

A parte montanhosa, que ocupa 60% do município, apresenta graves problemas de erosão, representados pelos rastejamentos e deslizamentos de terra nas áreas em que as pastagens são mal formadas, mal conservadas e superexploradas. O desmatamento freqüente facilita a ação da erosão agravando, ainda mais, os problemas de conservação dos solos.

Há necessidade urgente de se tomar uma medida de contenção e recuperação dos solos através de curvas de nível, calagens( operação de adubar ou corrigir o solo com cal), corretivos, etc.

A grande quantidade de plantas invasoras nas pastagens, como o sapé e o rabo de burro, comprovam a degradação dos solos na região.

Hidrografia
Na hidrografia merece destaque o Ribeirão Teixeiras cuja principal nascente é o Alto da Tapera.

O Ribeirão Teixeiras atravessa o município, seguindo em direção a Guaraciaba onde conflui com o Rio Piranga (Bacia do Rio Doce).

Dentre esses afluentes, podemos citar os córregos Cantagalo, Bom Jardim, Barrinha, Estiva, Costas, São João, Patrimônio, Santo André, Bom Sucesso e Boa Esperança.

No sudoeste, correm os córregos Palmeira e do Arruda que seguem para o município de Viçosa, onde confluem com o Rio Turvo Sujo.

A sede do município ocupa as várzeas e baixas vertentes ao longo do Ribeirão Teixeiras e do Córrego do Patrimônio, seu afluente. A parte mais baixa da cidade está sujeita a inundações periódicas.

Relevo
O relevo compõe-se de terras planas e mais elevadas.

As vertentes são alongadas e se ligam a fundos de vale geralmente planos.

O topo dos morros apresentam formas abauladas ou ligeiramente planas.

O ponto mais elevado do município (929 metros) encontra-se na região de Posse, nos limites com o município de Pedra do Anta.

As matas seculares, que existiam no início do povoamento, foram devastadas e substituídas por pastagens e lavouras de café e cereais. Restam algumas reservas nos espigões e nascentes, com exemplares de madeiras nobres, como: ipês, perobas, sucupiras, vinháticos, angicos, cedros e outras. Nessas reservas, a fauna é de animais de pequeno e médio portes: pacas, veados, cotias, raposas, lobos-guará, jaguatiricas, tatus, capivaras, micos e grande variedade de aves e pássaros.

 

Datas Comemorativas

- Carnaval

- 13 de junho – Dia do Padroeiro Santo Antônio

- 07 de Setembro – Independência do Brasil

- 14 de Setembro – Jubileu do Sr. Bom Jesus

- 17 de Dezembro – Dia da Cidade

 

Compartilhar nas redes sociais: